sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que é sociologia

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

Diferença entre Migração,Imigração e Emigração

Migração - migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio.

Imigração - movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.

Não se deve confundir a figura do imigrante com a do turista, que ingressa em um país apenas com o intuito de visitá-lo e depois retornar ao seu país natal.

Emigração - é o ato e o fenômeno espontâneo de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação.

Georg Simmel


Georg Simmel (Berlim, 1 de Março de 1858 - Estrasburgo, 28 de Setembro de 1918) foi um sociólogo alemão. Professor universitário admirado pelos seus alunos, sempre teve dificuldade em encontrar um lugar no seio da rígida academia do seu tempo.

Ele tinha como idéia central a relação que os imigrantes, emigrantes e migrantes tinham com as novas pessoas, com o os novos costumes, e porque o eles não conseguiam se relacionar bem com as pessoas desse novo local, ou pais.

Para Simmel o estrangeiro não era o simples viajante, pois o viajante procura apenas visitar o país e depois retornar a sua nação, já o estrangeiro, é a pessoa que muda de seu país para uma nova vida em outro local.

Os estrangeiros no Brasil


Na época de 1850 a imigração estrangeira espontânea não era tão comum, pois a chegada forçada de milhões de negros era o que ajudava na composição do povo brasileiro.

Com o passar do tempo a imigração no nosso país variou, ate 1880 os imigrantes em sua maioria vinham do norte da Europa com isso a predominância no nosso país foi de pessoas do leste e do sul europeu.